MENU

Você precisa conhecer o Jabotiana em Aracaju

Todo morador de Aracaju já ouviu falar de um dos bairros mais verdes da cidade. Mas se você só ouviu falar, confiamos que até o fim deste artigo você vai encontrar motivos de sobra para até decidir morar lá. Curioso? Então leia o nosso artigo e vamos juntos mapear esse refúgio verde em Aracaju.

jabotiana.jpg

Conheça o Jabotiana

 

Você conhece o bairro Jabotiana em Aracaju?

Todo morador de Aracaju já ouviu falar de um dos bairros mais verdes da cidade.

Mas se você só ouviu falar, confiamos que até o fim deste artigo você vai encontrar motivos de sobra para até mesmo decidir morar lá. Curioso?

Então continue com a gente e vamos juntos mapear esse refúgio verde em meio a capital.

Por que tanta gente quer morar no Jabotiana em Aracaju?

O nome Jabotiana ou Jabutiana, como algumas pessoas costumam chamar, tem origem na língua tupi e pode ser interpretado como “onde nasce o jabuti”.

Desde o começo dos anos 2000, Jabotiana tem feito nascer, além de jabutis e outras espécies animais e vegetais, inúmeros investimentos no mercado imobiliário.

A região têm se destacado no setor da construção civil com inúmeros apartamentos e condomínios com a proposta de integrar a qualidade de vida do campo em meio a capital.

Atualmente Jabotiana têm o metro quadrado mais disputado de toda a Aracaju e a expansão da região não para.

Um exemplo disso é que os moradores do local afirmam que nos últimos anos tiveram seus imóveis avaliados em o dobro do valor de compra.

Isso é um sintoma de um bairro em constante crescimento e onde vale a pena investir.

Afinal, “todo mundo quer morar por lá”, pelo menos é o que se diz por aqui.

A seguir, vamos te apresentar as principais características do bairro e te ajudar a entender o porquê de toda essa valorização, acompanhe.

O BJ é perto de tudo

O Bairro Jabotiana - BJ, localiza-se na zona oeste de Aracaju.

Os limites do bairro são definidos:

  • pela Avenida Marechal Cândido Rondon (limite com o Bairro Capucho) ao norte;

  • pelo o canal Grageru, o Rio Poxim e a ferrovia (limite com os bairros Inácio Barbosa e São Conrado) ao sul;

  • pela linha imaginária da fronteira com o município de São Cristóvão a oeste; e

  • pela Avenida Presidente Tancredo Neves (limite com os bairros América e Ponto Novo) a leste.

Como você pôde ver anteriormente, Jabotiana têm uma localização privilegiada.

O bairro é sossegado da movimentação do Centro ao mesmo em que tem tudo por perto, como postos de gasolina, supermercados, concessionárias, farmácias, restaurantes e grandes redes atacadistas, como Makro e Mercantil Rodrigues (do grupo Cencosud).

Toda essa comodidade também pode ser justificada pela proximidade do bairro Jabotiana com duas avenidas importantes, por exemplo, a Av. Presidente Tancredo Neves, que liga o bairro a BR-235 que é entrada/saída de Aracaju.

A Avenida Farmacêutica Cezartina Régis, por sua vez, tem concentrado o comércio de produtos e serviços diversos, transformando-se em um subcentro comercial do bairro.

Eu tenho certeza que você já está convencido da boa localização do BJ, não é mesmo?

Mas ainda não cumprimos com a promessa de te apresentar o porquê Jabotiana é considerado um bairro verde em Aracaju.

A seguir resolveremos essa questão, continue a leitura.

Um bairro verde em meio a Aracaju: Jabotiana

Jabotiana não é considerado um bairro verde sem motivos.

Por ser jovem, a região ainda foi pouco explorada, o que permite que a concentração de áreas naturais ainda resista à superpopulação.

Dentre as riquezas que podem ser encontradas por lá, destacam-se: manguezais, rios, lagoas, árvores frutíferas, plantas e animais regionais.

A quem diga que Jabotiana é o último bairro verde de toda a Aracaju. Agora vamos conferir o porquê dessa fama.

Águas do Jabotiana

Ao longo do bairro correm as águas dos rios Poxim e Pitanga e dos riachos Xoxota, Grageru e Samambaia, além de serem encontradas as lagoas Doce e Areal. Brejos e alagadiços também compõem a região.

Conheça, a seguir, as lagoas que citamos anteriormente.

Lagoa Jabotiana ou Lagoa do Areal

Lagoa que deu nome ao bairro, a lagoa Jabotiana é também conhecida como Lagoa do Areal, graças a areia branca em suas margens.

Vazante do Rio Poxim, a Lagoa do Areal é envolta por um rico manguezal de areias brancas, com diversas espécies animais.

Graças a profundidade de suas águas, a pesca de peixes como tilápias e bagres, garante a subsistência e o entretenimento de pescadores da região.

Localizada ao norte do bairro, a lagoa Jabotiana é dividida a oeste para São Cristóvão e a leste para Aracaju pela linha imaginária que separa os dois municípios.

Nos fins de semana e feriados as famílias da região transformam a lagoa em local de lazer.

Lagoa Doce ou Rio Doce

A lagoa Doce ou Rio Doce recebe esse nome porque, diferente das outras águas daquela área, sua água não é salobra.

Ela fica na região sul de Jabotiana e tem vegetação rasteira e repleta de arbustos em seu entorno.

Diversidade vegetal

Não podemos negar a importância da água doce que percorre o bairro porque ela é responsável, até mesmo, pelos tipos de vegetação encontradas por lá.

O manguezal é o bioma encontrado às margens da Lagoa Jabotiana ou Areal e por todo o vale do rio Poxim e seus afluentes.

Outra preciosidade que pode ser desfrutada pelos frequentadores do BJ é contemplar a diversidade biológica do bioma de Mata Atlântica, que pode ser encontrado às margens da estrada do Povoado Aloque.

Ao longo dos brejos e alagadiços encontrados no bairro, temos ainda uma rica vegetação aquática.

O cenário de beleza e diversidade é completado por árvores frutíferas, como mangueiras, jaqueiras, cajueiros e coqueiros, que podem ser vistos nos sítios da região.

Ainda no quesito diversidade vegetal, vale destacar que o Jabotiana é um bairro extremamente arborizado.

Essa característica acrescenta qualidade de vida para os moradores, além de contar como elemento de valorização no setor imobiliário.

As árvores mais comuns na região são: a amêndoa, mata-fome, mangueira, fícus, aroeira, cajueiro, eucalipto, nim, flamboyant, pinheiro casuarina, e várias espécies de palmeiras, principalmente o coqueiro.

Diversidade animal

Chegou o momento de falar sobre os diversos animais que habitam a região e, mais uma vez, vamos ver que todos eles têm íntima relação com as águas jabotianas.

Isso porque diversas espécies de pássaros, répteis e mamíferos encontradas no bairro, vivem às margens da Lagoa do Areal, os manguezais do Rio Poxim e a porção de Mata Atlântica restante.

Dada a diversidade de aves da região, encontramos rolinhas, pardais, beija-flores, bem-te-vis, lavandeiras, quero-queros, corujas e morcegos.

Cutias, raposas, saruês, saguis, teiús, camaleões, cobras verdes, cágados d’água, além de várias espécies de peixes e crustáceos, completam o catálogo de diversidades.

Os mais belos mirantes de Aracaju

Impressionado com tudo o que vimos até aqui?

Mas nos deixe te lembrar que estamos falando de um bairro, apesar de toda essa diversidade apontar dimensões de uma reserva florestal ou até mesmo um estado inteiro.

E mais, não acabou! O Jabotiana ainda reserva outras belezas, desta vez relacionadas ao seu relevo.

Do alto de morros de barro vermelho, formam-se mirantes com vistas deslumbrantes.

As mais famosas são a do Cemitério Parque Colina da Saudade e do reservatório da Deso (Companhia de Saneamento do Estado de Sergipe).

Na colina onde foi instalado o reservatório 6 da Deso, que abastece de água potável vários bairros de Aracaju, encontra-se um dos mais belos mirantes do bairro.

O acesso pode ser feito pela Rua Jabotiana. E para chegar ao topo do morro, percorremos uma estrada estreita de paralelepípedos e de ladeira muito inclinada.

Atrás dos reservatórios tem uma área onde é possível estacionar os veículos.

De cima do morro, em direção ao pôr do sol, uma vista deslumbrante: matas, sítios e chácaras com árvores frutíferas, na fronteira com o município de São Cristóvão, e ao longe, o contorno da Serra de Itabaiana.

Olhando na direção ao norte, outras paisagens:

  • o Rio Poxim com seu manguezal;

  • a Lagoa do Areal;

  • o campus da Universidade Federal de Sergipe;

  • o Morro do Macaco no fundo da Rodoviária Nova e;

  • vários bairros da zona norte.

Conduzindo as vistas para o extremo leste do topo daquele mirante, é possível ver a malha imobiliária sergipana e os muitos edifícios em formação. Além da ponte Aracaju – Barra dos Coqueiros e no último plano, a linha do oceano.

Ao sul, avistamos, primeiro, as residências do bairro Jabotiana, com seu verde abundante, a Colina da Saudade e outra visão do Poxim

Em seguida, num segundo plano, as fábricas do D.I.A. (Bairro Inácio Barbosa), o conjunto Orlando Dantas e parte do Santa Maria.

Que tal morar em Jabotiana?

Agora, você já se convenceu de que o Jabotiana é um bairro refúgio bem no meio da cidade?

Lembra que começamos esse artigo falando que todo mundo quer morar em Jabotiana? E até arriscamos dizer que você também iria querer morar lá…

E então, acertamos? Se sim, queremos aproveitar a oportunidade e continuar acertando ao te dar outras boas recomendações.

Jabotiana, sem dúvidas, é o lugar onde se encontram os melhores apartamentos de Aracaju.

E se você está pensando em ir morar lá, saiba que, apesar da valorização do bairro, existem empreendimentos para todos os bolsos.

Temos aqui a sugestão de dois empreendimentos realizados pela maior construtora do estado de Sergipe: o Bossa Nova Condomínio Club e o Zionni Residencial. Confira:

1. Bossa Nova Condomínio Club

Condomínio clube pronto para morar, com apartamentos de dois (2) a três (3) quartos com suíte/varanda ou apenas varanda. Plantas de dois quartos com até 56,83m², e três quartos de 68,52m.

Área de lazer é completa, com:

  • piscina infantil e adulto (com deck molhado),

  • quadra poliesportiva,

  • salão de jogos,

  • salão de festas,

  • espaço fitness.

O condomínio ainda conta com mais doze (12) ambientes de lazer, entre eles estão:

  • home cine,

  • espaço mulher,

  • lan house,

  • espaço gourmet,

  • pet care,

  • sala de música

  • entre outros ambientes lazer para toda a família.

Além do conforto, lazer e preocupação com o meio ambiente, o condomínio club preza pela segurança completa de seus moradores contando com segurança de condomínio fechado, cerca elétrica e guarita independente para cada fase.

O Bossa Nova Condomínio Club pensando na sustentabilidade conta com algumas saídas para contribuir com o meio ambiente como sensores de presença nos halls, descarga com fluxo regulável, pavimentação permeável na área interna do condomínio, medição individual de água e torneiras aeradas.

2. Zionni Residencial

O Zionni Residencial é lançamento recente da Nassal Construtora e ainda está na fase de obras.

Torre única, no melhor do Jabotiana, fica próximo à AV. Tancredo Neves e ao Mercantil Rodrigues.

Apartamentos de dois quartos com suíte e três quartos com suíte e varanda, e área de até 70,78m².

Lazer equipado, feito sob medida para sua qualidade de vida.

Conheça a Nassal Construtora

A carreira consolidada da Nassal é representada pelos seus empreendimentos e pelas ações que são desenvolvidas junto aos clientes e colaboradores.

A maior construtora de Sergipe e uma das 40 maiores do país, eleita em 2017 no Ranking ITC, possui práticas de gestão modernas, sendo uma referência no mercado regional pela qualidade dos empreendimentos e segurança nas entregas.

Empresa 100% sergipana, a Nassal, em 2018, completa 35 anos de atuação, contribuindo para o desenvolvimento de Aracaju, Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e, mais recentemente, do município de Lagarto.

Conheça os nossos empreendimentos!