MENU

Quer saber como sair do aluguel? Confira as nossas dicas

Se você está cansado de pagar todos os meses por um imóvel que nunca será seu e quer descobrir como sair do aluguel, veio ao lugar certo!

sair_do_aluguel.jpg

Saiba como sair do aluguel


Se você está cansado de pagar todos os meses por um imóvel que nunca será seu e quer descobrir como sair do aluguel, veio ao lugar certo!

Isso porque fizemos este artigo a fim de responder às principais dúvidas de quem quer sair do aluguel, mas não sabe por onde começar.

Afinal, o dinheiro não anda sobrando, não é mesmo?

E diante disso, como ter esperanças de comprar um imóvel?

Para responder a essas questões nós separamos os principais erros que te impedem de conseguir comprar um imóvel, bem como dicas para se organizar financeiramente para isso.

Curioso? Então continue com a gente e finalmente descubra como sair do aluguel.

Os 3 principais erros que te impedem de comprar um imóvel

1. Não controlar as contas e gastar mais do que ganha

Eis aqui o erro mais comum e o sintoma de um orçamento sem controle.

A clássica dica para quem quer comprar um imóvel é: organize suas finanças.

Portanto, se organização financeira não faz parte da sua rotina, você não vai conseguir sair do aluguel.

Considere que você possui gastos fixos todo mês com as parcelas do aluguel e pretende assumir mais um: os da parcela de um imóvel, por isso, não lhe cabe mais deixar qualquer centavo para trás, toda economia é válida nessa fase.

Portanto, pare de gastar demais e comece a poupar o seu dinheiro.

É típico de quem não controla os gastos, ver o salário acabando antes de chegar a metade do mês.

Sabemos que controlar o destino do dinheiro não é uma tarefa fácil, mas com um pouco de determinação e organização e com os recursos certos é possível.

Isso tudo não é uma novidade para ninguém, não é mesmo?

Mas como fazer isso de forma prática?

Você já experimentou usar uma planilha de controle de gastos?

Nela você pode colocar os valores que recebe e gasta mensalmente, bem como fazer o controle de gastos projetados, gastos efetivos e a diferença disto.

Tendo todas as informações anotadas em uma planilha, você consegue ir acompanhando como anda utilizando seu dinheiro e consegue ter dados para estabelecer metas mais precisas.

Caso você se interesse por uma planilha para economizar e comprar um imóvel, acesse o nosso material:

Acho que depois disso, esse desafio ficou mais fácil, concorda?

2. Utilizar aquele dinheiro extra em compras não programadas

Você já sabe que não deve gastar mais do que recebe e já ganhou uma planilha para te ajudar no controle das despesas mensais.

Porém, de nada adianta saber todas essas coisas e não educar os seus hábitos de consumo.

Você por acaso é daquelas pessoas que acham que ir às compras é uma maneira de relaxar do stress da rotina?

Quando as faturas chegam na sua casa, você sente o mesmo prazer que sentia enquanto comprava?

Eu acredito que não.

Portanto, controle-se dos maus hábitos de consumo, livre-se dos cartões de crédito e dê preferência por fazer compras à vista.

Se por acaso precisar de um bem mais caro, que exija uma compra parcelada, só assuma esse novo compromisso caso ele caiba no seu rendimento mensal, jamais comprometa o orçamento.

Esteja atento ao dinheiro extra que aparece ao longo do ano, como o 13º salário, bonificações ou participação nos lucros na empresa, pagamento de horas extras, etc.

Por não ter objetivos claros, muita gente gasta esse dinheiro e perde a oportunidade de poupá-lo para um projeto maior, como, por exemplo, a compra da casa própria.

3. Se comportar como quem não tem o objetivo de comprar um imóvel

E aí, gostando das nossas dicas?

E quando você pretende colocá-las em prática?

Para sair do aluguel, você precisará poupar o que recebe, controlar os gastos que saem e reduzir os custos desnecessários.

Tendo feito isso, comece a juntar cada moedinha que foi poupada no orçamento tendo em vista a sua casa própria.

É muito comum ver pessoas que querem se mudar para a casa própria, mas que não vivem de acordo com esse objetivo.

Por isso, a partir desse texto, você está desafiado a encarar o sair do aluguel como um objetivo sério e investir seus esforços nisso.

E por mais que se sinta tentado nesse tempo a comprar mais do que o programado, tenha foco e persista um pouco mais.

Não se esqueça de estabelecer as metas (de curto, médio e longo prazos) de quanto você pretende poupar, mês a mês, e por quanto tempo.

Feito isso, viva de acordo com esse plano.

E agora, veja como você pode sair do aluguel de uma vez por todas.

Dicas para economizar e sair do aluguel

1. É fundamental que você não cometa nenhum dos três erros que citamos acima!

2. Evite as dívidas e mantenha seu nome limpo. O endividamento é um dos principais dificultadores para adquirir um imóvel, porque os bancos analisam a fundo a situação financeira do cliente.

3. Considere encontrar um imóvel que financiado tenha uma parcela com o valor aproximado ao que você paga hoje com aluguel.

Hoje em dia, os juros do Sistema Financeiro de Habitação são baixos, além de existirem inúmeras formas de financiamento com taxas de juros mais em conta, que podem se adaptar a diversos orçamentos.

Acessando o nosso artigo: Financiamento para imóvel: tudo que você precisa saber, você vai encontrar um guia para resolver todas as suas dúvidas sobre financiamento de imóveis.

Conversar com um corretor também é uma opção importante para te ajudar a entender as opções de financiamento disponíveis no mercado.

4. Pesquise bem o seu imóvel. Hoje em dia, com a internet, é muito mais fácil pesquisar apartamentos, bem como a localização e o entorno deles. É importante pesquisar também a fama das construtoras responsáveis.

5. Ao encontrar um imóvel e decidir financiá-lo, vale a pena dar um bom valor de entrada para suavizar o valor das demais parcelas.

Famílias que possuem dois carros, por exemplo, podem vender um dos carros e utilizar o valor para dar uma entrada robusta no financiamento.

Essa entrada pode fazer toda a diferença, tanto na compra de um imóvel na planta ou em construção quanto em um imóvel pronto.

Esperamos que as nossas dicas tenham te ajudado e que você consiga sair do aluguel.

Na hora de procurar um apartamento para comprar, considere conhecer os empreendimentos da Nassal Construtora.

Conheça a Nassal Construtora

A carreira consolidada da Nassal é representada pelos seus empreendimentos e pelas ações que são desenvolvidas junto aos clientes e colaboradores.

A maior construtora de Sergipe e uma das 40 maiores do país, eleita em 2017 no Ranking ITC, possui práticas de gestão modernas, sendo uma referência no mercado regional pela qualidade dos empreendimentos e segurança nas entregas.

Empresa 100% sergipana, a Nassal, em 2018, completa 35 anos de atuação, contribuindo para o desenvolvimento de Aracaju, Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e, mais recentemente, do município de Lagarto.

Conheça os nossos empreendimentos!